Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação

Autores

  • Noeli Prestes Padilha Rivas USP- Ribeirão Preto- SP USP/GEPEFE
  • Cristina Cinto Araujo Pedroso FFCLRP/GEPEFE USP- Ribeirão Preto-SP

Palavras-chave:

educação superior, docência universitária, saberes pedagógicos, currículo

Resumo

Este trabalho analisa a formação para a docência na educação superior na perspectiva dos saberes pedagógicos. No percurso metodológico, a pesquisa pauta-se no levantamento bibliográfico, na análise documental e análise de conteúdo. O corpus é constituido por 395 documentos, que contemplam questões acerca dos saberes do profissional docente (saberes temporais; saberes plurais e heterogêneos e saberes personalizados e situados), currículo, didática e docência. Utiliza-se o conceito de saber na perspectiva de Tardif (2009; 2002); Pimenta (1999) e Charlot (2008). Os dados evidenciam que os saberes plurais e heterogêneos e os situados e personalizados aparecem com o mesmo destaque nas produções dos estudantes.  Observa-se, também, menor evidência encontrada sobre os saberes temporais, que dizem respeito às concepções do papel do professor e um autoconhecimento sobre os saberes adquiridos através do tempo. Os estudantes apontam algumas temáticas, a serem estudadas e/ou aprofundadas nessa etapa de Preparação Pedagógica, as quais se constituem em saberes pedagógicos e se relacionam com o tripé de ações basilares para a docência universitária, ou seja, a  pesquisa, a extensão e o ensino.

Biografia do Autor

Noeli Prestes Padilha Rivas, USP- Ribeirão Preto- SP USP/GEPEFE

Professora pesquisadora da Universidade de São Paulo- campus Ribeirão Preto

Cristina Cinto Araujo Pedroso, FFCLRP/GEPEFE USP- Ribeirão Preto-SP

Professora pesquisadora da USP - Ribeirão Preto-SP

Downloads

Publicado

2012-08-08

Como Citar

Rivas, N. P. P., & Pedroso, C. C. A. (2012). Formação para a docência: as tessituras no curso de Pós-Graduação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(6), 183–199. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/186