A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral

Autores

  • Ligia Paula Couto Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG/FEUSP

Palavras-chave:

pedagogia universitária, formação pedagógica do professor universitário, identidade docente, universidade

Resumo

Esta pesquisa deriva de um doutorado em andamento, o qual tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos professores para essa universidade? Determinados autores (Santos, 2008; Chauí, 2001, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social. Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária. Essa interação com a pedagogia será avaliada na perspectiva de que é urgente capacitar pedagogicamente o professor universitário. Pimenta e Anastasiou (2005), ainda, ressaltam a importância da constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas foram a UFABC, a USP-Leste e a UFPR-Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas universidades afirmarem, em seus projetos político pedagógicos, constituírem propostas inovadoras ou organizarem seu currículo de maneira diferenciada. Para este trabalho, abordaremos o resultado parcial da pesquisa, que tratará somente da UFPR-Litoral; para tanto, foram avaliados os projetos político pedagógico da instituição e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso e professores.   

Biografia do Autor

Ligia Paula Couto, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG/FEUSP

Professora pesquisadora da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG/FEUSP

Downloads

Publicado

2012-08-08

Como Citar

Couto, L. P. (2012). A Pedagogia Universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: O caso da UFPR-Litoral. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(6), 220–235. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/189