História da Educação Física: algumas pontuações
Palavras-chave:
educação física, cultura corporal, desenvolvimento humano.Resumo
Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.
Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano.
THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS
Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health.
Keywords: Physical education. Body image. Human development.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.