TROCAS DE SABERES PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DAS BOLSISTAS

Autores

  • Edilaine do Rosário Neves Universidade Federal de Viçosa
  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

PIBID, Aprendizado da Docência, Troca de Saberes, Formação Docente.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), primordialmente dos professores da educação básica para a formação das bolsistas. Para isso se fez necessário evidenciar alguns apontamentos teóricos a respeito da educação escolar na perspectiva atual, abordar a inserção no contexto de prática escolar e a aprendizagem da docência. Dentre os autores e pesquisadores utilizados para embasar o trabalho estão: Imbernón (2006), Mizukami (2002), Nóvoa (2009), Pimenta (2007), Tardif (2002). O estudo foi desenvolvido a luz da abordagem qualitativa de pesquisa, compreendendo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com análise de fenômenos considerados relevantes. Os dados colhidos por meio de questionários, contendo questões abertas e fechadas, aplicados a onze estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – MG, as quais foram participantes do PIBID e formandas de janeiro de 2012. As respostas foram analisadas com respaldo nos referenciais teóricos elencados. Pelas evidências apresentadas, em grande parte, os objetivos do PIBID de integrar a educação superior com a educação básica, valorizar o espaço da escola como campo de aprendizado na formação docente, dentre outros, tem sido alcançados.  Falta investir na valorização da profissão, de forma que ela se torne atrativa.

 


Biografia do Autor

Edilaine do Rosário Neves, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Pedagogia,mestranda em Educação pelo departamento de educação da Universidade Federal de Viçosa, área de pesquisa: Formação de Professores e práticas educativas.

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Fez Doutorado Sanduiche como bolsista CAPES na Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, àrea de Gestão Educacional. Atuou como professora no Mestrado em Educação e Linguagem no Centro Educacional de Caratinga - UNEC/MG, orientando projetos na área de Políticas da Inclusão e Formação de Professores. Possui experiência em Educação a Distância, e também como professora e supervisora pedagógica nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Orienta pesquisa na área de Gestão e Coordenação Pedagógica, Formação de Professores e Política das Diferenças.

Downloads

Publicado

2012-11-25

Como Citar

Neves, E. do R., & Herneck, H. R. (2012). TROCAS DE SABERES PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DAS BOLSISTAS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 86–109. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/216