TROCAS DE SABERES PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DAS BOLSISTAS
Palavras-chave:
PIBID, Aprendizado da Docência, Troca de Saberes, Formação Docente.Resumo
Este artigo objetiva apresentar e analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), primordialmente dos professores da educação básica para a formação das bolsistas. Para isso se fez necessário evidenciar alguns apontamentos teóricos a respeito da educação escolar na perspectiva atual, abordar a inserção no contexto de prática escolar e a aprendizagem da docência. Dentre os autores e pesquisadores utilizados para embasar o trabalho estão: Imbernón (2006), Mizukami (2002), Nóvoa (2009), Pimenta (2007), Tardif (2002). O estudo foi desenvolvido a luz da abordagem qualitativa de pesquisa, compreendendo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com análise de fenômenos considerados relevantes. Os dados colhidos por meio de questionários, contendo questões abertas e fechadas, aplicados a onze estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – MG, as quais foram participantes do PIBID e formandas de janeiro de 2012. As respostas foram analisadas com respaldo nos referenciais teóricos elencados. Pelas evidências apresentadas, em grande parte, os objetivos do PIBID de integrar a educação superior com a educação básica, valorizar o espaço da escola como campo de aprendizado na formação docente, dentre outros, tem sido alcançados. Falta investir na valorização da profissão, de forma que ela se torne atrativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.