Inclusão: entre os direitos civis, econômicos, sociais e a injustiça histórica

Autores

  • Niminon Suzel Pinheiro Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)

Palavras-chave:

educação, inclusão, direitos sociais, direitos econômicos

Resumo

Enquanto país historicamente colonizado, que durante séculos voltou-se apenas para a satisfação das necessidades da metrópole, nesse momento, ouvir os movimentos sociais, torna-se imprescindível pois as necessidades colocadas em pauta nem sempre partem dos grupos sociais. São necessidades da globalização, do sistema financeiro internacional, colocadas como necessidades nossas: brasileiras e latino-americanas. Compreender a relevância da educação no Brasil e no contexto internacional, na atualidade, significa analisar nossa formação histórica e considerar, politicamente, a diversidade entre os interlocutores: índios, negros, portugueses, seus descendentes, povos tradicionais, povos da floresta, mulheres, GLBTs. A garantia do direito à diversidade se dará por meio da prática social e política que garanta outros direitos, tais como, à cultura, à dignidade na moradia, na saúde, na alimentação. Incluir significa valorizar os direitos civis, econômicos, sociais em detrimento das injustiças que, historicamente, temos vivenciado.

Biografia do Autor

Niminon Suzel Pinheiro, Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)

 Doutora em História e Sociedade pela UNESP e professora do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP

Curriculum Vitae: www.cnpq.org

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

Pinheiro, N. S. (2011). Inclusão: entre os direitos civis, econômicos, sociais e a injustiça histórica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(02), 121–128. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/26