Inclusão: entre os direitos civis, econômicos, sociais e a injustiça histórica

Autores/as

  • Niminon Suzel Pinheiro Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)

Palabras clave:

educação, inclusão, direitos sociais, direitos econômicos

Resumen

Enquanto país historicamente colonizado, que durante séculos voltou-se apenas para a satisfação das necessidades da metrópole, nesse momento, ouvir os movimentos sociais, torna-se imprescindível pois as necessidades colocadas em pauta nem sempre partem dos grupos sociais. São necessidades da globalização, do sistema financeiro internacional, colocadas como necessidades nossas: brasileiras e latino-americanas. Compreender a relevância da educação no Brasil e no contexto internacional, na atualidade, significa analisar nossa formação histórica e considerar, politicamente, a diversidade entre os interlocutores: índios, negros, portugueses, seus descendentes, povos tradicionais, povos da floresta, mulheres, GLBTs. A garantia do direito à diversidade se dará por meio da prática social e política que garanta outros direitos, tais como, à cultura, à dignidade na moradia, na saúde, na alimentação. Incluir significa valorizar os direitos civis, econômicos, sociais em detrimento das injustiças que, historicamente, temos vivenciado.

Biografía del autor/a

Niminon Suzel Pinheiro, Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)

 Doutora em História e Sociedade pela UNESP e professora do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP

Curriculum Vitae: www.cnpq.org

Publicado

2011-09-13

Cómo citar

Pinheiro, N. S. (2011). Inclusão: entre os direitos civis, econômicos, sociais e a injustiça histórica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(02), 121–128. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/26