Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental

Autores

  • Krischna Silveira Duarte Universidade Federal do |Rio Grande
  • Alfredo Martin Gentini FURG

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação para as mídias, produção de subjetividade, Clinamem.

Resumo

Problematizamos a influência da mídia na produção de subjetividades infantis e propomos a utilização do audiovisual como ferramenta da Educação Ambiental Não-Formal, iniciando a formação de jornalistas ambientais-mirim. Numa pesquisa-ação-participante com nove crianças, objetivamos estimular a sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. Criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO. A análise comparativa dos questionários aplicados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e a traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental.

Palavras Chave: Educação Ambiental. Educação para as Mídias. Produção de Subjetividade. Clinamem.

Production of child subjectivity: alternative communication and environmental education

We have questioned the influence of media on children's production of subjectivities and propose the use of audiovisual tools for Non-Formal Environmental Education, initiating the training of young environmental journalists. In a study action with the participation of nine children, we aimed at stimulating their criticality in relation to media impositions and link them to the quality of our environmental relationships. We created two devices: the   Creating Sustainable Communicative Environments workshop and the JORNALECO TV (news). The comparative analysis of the questionnaires shows that children now understand the manipulation of subjectivities, and draw parallels between media serialization, incentive to consumption and environmental degradation.

Keywords: Environmental Education. Education for the media. production of subjectivity. Clinamem.

 

Biografia do Autor

Krischna Silveira Duarte, Universidade Federal do |Rio Grande

Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Comunicação Social - Bacharelado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Tem experiência nas áreas da Educação e da Comunicação, com ênfase na Educação para as mídias e pelas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, televisão, Educação Ambiental, mídia e infância, produção de subjetividade e intervenção institucional. Desde 2004 produz conteúdos referentes à linguagem audiovisual em seus diversos suportes: televisão, vídeo, cinema e internet.

Alfredo Martin Gentini, FURG

Estudos completos em Psicologia - Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina (1974), graduação em Licenciatura em Psicologia - Universidad Catolica Nuestra Señora de La Asunción, Paraguay (1982), Mestrado (1984), doutorado (1987) e pós-doutorado (2007) em Ciências da Educação - Université de Paris VIII, França. Atualmente é professor adjunto (DE) da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) RS. Tem experiência de 30 anos nas áreas da Psicologia Institucional, da Educação, com ênfase em Psicologia Transcultural, Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos, intervenção institucional, educação, cultura e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2015-02-07

Como Citar

Duarte, K. S., & Gentini, A. M. (2015). Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(11), 47–68. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263