Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento
Palavras-chave:
educação, mediação tecnológica, materialidades da comunicação, teoria ator-rede.Resumo
O texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.