Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento

Autores

  • Helenice Mirabelli Cassino Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

educação, mediação tecnológica, materialidades da comunicação, teoria ator-rede.

Resumo

O texto tem como intenção rever algumas idéias trabalhadas por ocasião de uma pesquisa já finalizada, que teve como objeto de estudo os modos de subjetivação de jovens jogadores de jogos eletrônicos, agora sob o foco dos estudos das Materialidades da Comunicação e da Teoria Ator-Rede. Ao buscar nas teorias da comunicação um novo olhar sobre os modos de mediação desenvolvidos pelos artefatos infocomunicacionais, o intento é ampliar, a discussão para situar os novos sujeitos culturais com os quais o campo da Educação se defronta. Assim, entender que as ações são produzidas não apenas pelos sujeitos, mas por uma rede de atores formada por sujeitos, objetos, lugares e outros agentes não-humanos, determina uma nova postura e construção epistemológica sobre a presença das mídias digitais em relação à constituição dos sujeitos, sua posição no mundo e relações de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Helenice Mirabelli Cassino Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro, desde março de 2006, do grupo de pesquisa "Infância, Juventude, Educação e Cultura", coordenado pela professora Maria Luiza Oswald, do PROPED / UERJ.Tem como interesse de pesquisa os modos de subjetivação de jovens na contemporaneidade, que vivenciam a dinâmica da cultura digital, e seus desdobramentos para o campo da educação. Graduada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui especialização em Currículo e Prática Educativa, pela mesma Instituição.Tem experiência na área de Educação e Artes, com ênfase em Educação e Mídia.

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Publicado

2014-07-20

Como Citar

Ferreira, H. M. C. (2014). Juventudes, mediação tecnológica e produção de conhecimento. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 323–336. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/273