REPERCUSSÕES DO FUNDEF/FUNDEB NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ.

Autores

  • Fabrício Carvalho ICED/UFPA

Palavras-chave:

FUNDEF/FUNDEB, Política de Valorização Docente, Formação Docente,

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar as repercussões do FUNDEF/FUNDEB na formação dos profissionais do magistério da rede estadual de ensino de educação básica do Pará (1996 a 2009). Configura-se como uma análise de políticas públicas, tendo como foco o exame das implicações da política de fundos para a materialização da valorização docente no Estado. A pesquisa permitiu concluir que com o estímulo financeiro, ainda que mínimo proporcionado pelo FUNDEF/FUNDEB, aliado as políticas estaduais implementadas, houve uma tendência ao longo do período de redução do número de professores leigos. Embora se perceba aumento no número de professores com o ensino superior, os mesmos não possuíam formação em licenciatura, o que também se configura como um grave problema para a educação básica do Pará

Biografia do Autor

Fabrício Carvalho, ICED/UFPA

Prof. Dr. Fabrício A. F. Carvalho do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA)

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Publicado

2013-09-19

Como Citar

Carvalho, F. (2013). REPERCUSSÕES DO FUNDEF/FUNDEB NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 27–42. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/303