A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES
Palavras-chave:
Vida cotidiana, Interação e gestão escolar, Ensino e aprendizagem.Resumo
Com este artigo, problematizamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a vida cotidiana e os processos de interação e de gestão que potencializam o ensino e a aprendizagem escolares. Ao longo da história, a vida cotidiana não foi objeto prioritário de pesquisa. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, alguns autores passaram a pesquisar essa temática e foi possível aproximar esses estudos ao contexto da escola, principalmente, a partir do conceito de interação. Nesse sentido, torna-se importante aprofundar a discussão em torno desse conceito, visto que o ensino e a aprendizagem são potencializados sempre que os sujeitos interagem entre si. Mas, para garantir que a vida cotidiana seja valorizada na escola, acreditamos que também se faz necessário viabilizar, nesse espaço, gestões escolares democráticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.