FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA

Autores

  • Inês Ferreira de Souza Bragança Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e Universidade Estácio de Sá (UNESA).
  • Laélia Carmelita Portela Moreira Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORAS

Resumo

O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades.

Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação, Especialista e Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Dedica-se a pesquisas sobre formação docente e abordagem (auto)biográfica; além de diversos artigos e capítulos, é autora do livro “Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal”, publicado pela EDUERJ, em 2012.

Laélia Carmelita Portela Moreira, Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/IESAE/FGV - RJ . Especialista em Educação Não-Formal , pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. (PPGE/UNESA). Área de atuação:Políticas Públicas e Gestão e Educação e Metodologia, com ênfase em Metodologia das Ciências Sociais. Desenvolve pesquisa acadêmica na área de Políticas Públicas e Gestão. É Coordenadora da Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão do PPGE/UNESA. Coordena atualmente a pesquisa "Qualidade no Ensino Superior a Distância: um mapeamento crítico de concepções na área de formação de professores", desenvolvida em conjunto com a linha de pesquisa Tecnologias da informação e Comunicação em Processos Educacionais (TICPE) do PPGE da Unesa.

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Bragança, I. F. de S., & Moreira, L. C. P. (2013). FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 43–62. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311