FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
Palabras clave:
FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORASResumen
O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.