A avaliação no ensino de Biologia sob a perspectiva da dodiscência
Palavras-chave:
educação, prática docente, ensino de biologia, avaliaçãoResumo
O estudo teve como objetivo analisar concepções e práticas que norteiam a avaliação desenvolvida na disciplina de Biologia em uma escola com indicadores nacionais insatisfatórios de qualidade. Os interlocutores foram os estudantes do ensino médio e a professora da disciplina. A pesquisa se caracteriza por apresentar perspectiva qualitativa e quantitativa. Utilizou-se observações, questionários e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam que as concepções de avaliação dos sujeitos de pesquisa estão limitadas à classificação do estudante e ao uso da prova teórica. Observou-se que não há planejamento sistematizado que detenha um projeto societário emancipador. Percebeu-se que não há avaliação em seu sentido pleno, pois ocorre a coleta de dados e através da atribuição de notas se classifica os estudantes. A prova exerce um papel opressor na prática da docente, despertando sentimentos negativos nos estudantes. Concluímos que o resultado insatisfatório da escola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no que se refere à Biologia, pode estar diretamente relacionado com a perspectiva de ensino-aprendizagem pautada na pedagogia tradicional. Diante dos resultados encontrados, é importante destacar que esta realidade pode estar presente em outras áreas do conhecimento e em muitas outras escolas do Brasil. Assim, é importante que diagnósticos sob a perspectiva da dodiscência, possam subsidiar intervenções precisas em busca de melhoria não só da avaliação, mas de toda prática educativa.Downloads
Publicado
2014-07-20
Como Citar
Coutinho, A. da S., Rezende, I. M. N. de, & Araújo, M. L. F. (2014). A avaliação no ensino de Biologia sob a perspectiva da dodiscência. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 397–416. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/319
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.