A avaliação no ensino de Biologia sob a perspectiva da dodiscência

Autores

  • Anderson da Silva Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Izabelle Maria Nascimento de Rezende Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

educação, prática docente, ensino de biologia, avaliação

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar concepções e práticas que norteiam a avaliação desenvolvida na disciplina de Biologia em uma escola com indicadores nacionais insatisfatórios de qualidade. Os interlocutores foram os estudantes do ensino médio e a professora da disciplina. A pesquisa se caracteriza por apresentar perspectiva qualitativa e quantitativa. Utilizou-se observações, questionários e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam que as concepções de avaliação dos sujeitos de pesquisa estão limitadas à classificação do estudante e ao uso da prova teórica. Observou-se que não há planejamento sistematizado que detenha um projeto societário emancipador. Percebeu-se que não há avaliação em seu sentido pleno, pois ocorre a coleta de dados e através da atribuição de notas se classifica os estudantes. A prova exerce um papel opressor na prática da docente, despertando sentimentos negativos nos estudantes. Concluímos que o resultado insatisfatório da escola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no que se refere à Biologia, pode estar diretamente relacionado com a perspectiva de ensino-aprendizagem pautada na pedagogia tradicional. Diante dos resultados encontrados, é importante destacar que esta realidade pode estar presente em outras áreas do conhecimento e em muitas outras escolas do Brasil. Assim, é importante que diagnósticos sob a perspectiva da dodiscência, possam subsidiar intervenções precisas em busca de melhoria não só da avaliação, mas de toda prática educativa.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRPE. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Professor da rede privada de ensino em Pernambuco.

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRPE. Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Mestre no Ensino das Ciências pela UFRPE. Doutora em Educação pela UFPE. Professora e Diretora do Departamento de Educação da UFRPE.

Downloads

Publicado

2014-07-20

Como Citar

Coutinho, A. da S., Rezende, I. M. N. de, & Araújo, M. L. F. (2014). A avaliação no ensino de Biologia sob a perspectiva da dodiscência. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 397–416. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/319