A Formação Inicial de Professores de Sociologia no Nordeste: alguns breves apontamentos / The initial training of sociology teachers in the northeast: brief notes
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Formação de Professores, Licenciaturas em Ciências Sociais.Resumo
Resumo
Este trabalho visa realizar uma reflexão em torno da formação inicial de professores de Sociologia no Nordeste do Brasil, considerando o contexto formulado com a reintrodução da Sociologia no Ensino Médio em 2008, que implicou a expansão no número de cursos de Licenciatura em Ciências Sociais nessa região, bem como tem demandado uma revisão dos modelos formativos já em curso. Analisamos tanto o cenário e as tendências apontadas no âmbito da formação inicial, como também indicamos os desafios que se colocam como mais proeminentes nesse momento.
Palavras chave: Ensino de Sociologia. Formação de Professores. Licenciaturas em Ciências Sociais.
Abstract
This study raises reflections regarding the initial training of Sociology teachers in the Northeastern region of Brazil, considering the context formulated with the reintroduction of Sociology teaching in high schools in 2008, which implied in the expansion of the number of Social Science courses in this region, as well as has required a review of the training models already in place. We have analyzed both the scenario and the trends identified in initial training, as well as the challenges that are now more prominent.
Keywords: Sociology teaching. Teacher training. Degree in Social Sciences.
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