Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922)

Autores

  • Fabio Luiz Silva Unopar
  • Fabiane Tais Muzardo Unopar

Palavras-chave:

Arquitetura escolar, História Cultural, Modernidade.

Resumo

O presente artigo analisa o histórico do Ginásio Paranaense e da Escola Normal, localizados na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, abrangendo desde a sua criação até as mudanças realizadas na década de 1920.  Objetivamos analisar a ligação entre as alterações realizadas no edifício escolar e a qualidade do ensino ministrado, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. Para isto, nos basearemos na vertente da História Cultural, na qual os edifícios escolares podem ser vistos como documentos que representam aspectos do contexto social e cultural, do momento e do espaço, quando e onde foram construídas.

Palavras chave: Arquitetura escolar. História Cultural. Modernidade.

 

FIRST SCHOOL BUILDINGS IN THE STATE OF PARANÁ: TIMES OF IMPROVISATION (1904 – 1922)

Abstract: This article analyzes the history of the Paranaense Middle and Teacher-Training School, located in Curitiba, state of Paraná, from its establishment up to the changes made during the 1920’s.  Our goal was to analyze the connection between the changes made to the school building and the quality of teaching, seeking to understand the symbolic importance of school architecture. In order to do so, we based our study on the Cultural History, in which school buildings can be seen as documents that represent aspects of the social and cultural context, of the moment and pace, when and where they were built.

Keywords: School architecture. Cultural history. Modernity.

 

 


Biografia do Autor

Fabio Luiz Silva, Unopar

Dr. em História Prof. do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar

Fabiane Tais Muzardo, Unopar

Mestre em História.

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Publicado

2015-07-25

Como Citar

Silva, F. L., & Muzardo, F. T. (2015). Primeiros edifícios escolares do Paraná: tempos de improviso (1904 – 1922). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 225–245. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/384

Edição

Seção

EDUCAÇÃO BÁSICA: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS