As aulas de Informática nos anos iniciais do ensino fundamental: a perspectiva das professoras

Autores

  • Aline Neves Universidade Federal de Viçosa
  • Silvana Claudia Santos Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, tecnologias da informação e comunicação, laboratório de informática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como as aulas de informática têm sido trabalhadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das compreensões de professoras. Com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizamos a coleta de dados, basicamente, por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras de uma escola pública do município de Porto Firme, MG. A análise dos dados permitiu inferir que, apesar das professoras reconhecerem que o computador na escola pode ser um recurso importante no processo de ensino e aprendizagem, elas se sentem inseguras e desmotivadas a inseri-lo na sua prática pedagógica. Deste estudo, concluímos que a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na escola, quando usadas apenas como suporte tecnológico, não representa mudança na prática pedagógica. Além disso, é necessário investimentos na formação dos professores para que as TIC possam se tornar recursos didáticos que possibilitem novos modos de ensinar e aprender.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Tecnologias da Informação e Comunicação. Laboratório de Informática.

 

COMPUTER CLASSES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: TEACHERS’ PERSPECTIVES

Abstract: This article has the objective of investigating how computer classes have been taught in the early years of Elementary School, from teachers’ understanding. Based on a qualitative research approach, we conducted a collection of data, basically by means of semi-structured interviews with teachers at a public school in Porto Firme, state of Minas Gerais. The data analysis allowed us to infer that in spite of teachers recognizing that computers in school can be an important tool in the teaching and learning process, they feel insecure and unmotivated to use them in their pedagogical practice. From this study, we have concluded that the use of Information and Communication Technologies (ICT) in school, when only used as technological support, does not represent changes to the pedagogical practice. In addition, investments are required for the training of teachers so that the ICTs can become didactical tools that allow new forms of teaching and learning.

Keywords: Continued teacher training. Communication and information technologies. Computer lab.

 

Biografia do Autor

Silvana Claudia Santos, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação da Univesidade Federal de Viçosa. Licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

Neves, A., & Santos, S. C. (2015). As aulas de Informática nos anos iniciais do ensino fundamental: a perspectiva das professoras. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 280–298. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/395

Edição

Seção

EDUCAÇÃO BÁSICA: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS