Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
Palavras-chave:
Perspectiva histórico-cultural, Imaginação na Infância, Criatividade.Resumo
O artigo aborda os conceitos de Criatividade e Imaginação na Infância, na perspectiva de Vygotski, retratando como esses conceitos se constituem na formação humana, e de que maneira contribuem para a criação dos desenhos na infância. O principal objetivo foi compreender o processo de imaginação e criatividade na construção de desenhos produzidos a partir da leitura de imagens de obras de artes por crianças do quarto ano do ensino fundamental à luz da perspectiva histórico-cultural. Realizamos a prática pedagógica, propondo uma atividade na qual as crianças deveriam criar novos desenhos, utilizando como base fragmentos de três obras analisadas por eles. Para a análise das produções artísticas das crianças, foram lançadas categorias a priori. Percebemos, por meio da prática realizada, que a criatividade surge posteriormente à imaginação, e esta é resultante das experiências vivenciadas no meio social. A imitação é caminho para a criatividade, pois a criança parte daquilo que conhece, para então criar algo novo, fantasioso e imaginário. Na educação é importante que se proporcione práticas pedagógicas envolvendo o contexto histórico-cultural e meios para que a criança se reconheça neste processo de aprendizado, partindo de conceitos já internalizados, pois, quanto maior for o número de experiências significativas para criança, maior será o seu desenvolvimento imaginativo e criativo.
Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural. Imaginação na Infância. Criatividade.
IMAGINATION AND CREATIVITY PROCESSES IN BUILDING THE CHILDHOOD DRAWINGS IN VIEW OF THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE
Abstract: The article discusses the concepts of Creativity and Imagination during Childhood from the perspective of Vygotsky, portraying how these concepts are constituted in human development and how they contribute to the creation of drawings during childhood. Our main goal was to understand the process of creativity and imagination in the construction of drawings produced from interpreting works of art by children in the fourth grade of elementary school, in light of the historical-cultural perspective. We conducted the pedagogical practice, proposing an activity in which the children should create new drawings using fragments of three works of art analyzed by them. For the analysis of the works of art by the children, a priori categories were established. We noticed, by means of the practice conducted, that creativity emerges after imagination, and the latter is a result of experiences lived within the social environment. Imitation is the path to creativity, for the child starts from what it knows to then create something new, fanciful and imaginative. In education it is important to provide pedagogical practices involving the historical-cultural context and means so that the children can recognize themselves within this learning process, starting with concepts that have already been internalized, for the greater the number of significant experiences for the child, the greater will his/her imaginative and creative development be.
Keywords: Historical and cultural perspective; childhood imagination; creativity
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.