A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Formação de Bombeiros, Currículo, Saberes docentes, Aprendizagem.Resumo
O artigo apresenta uma articulação a partir de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: reflexões sobre a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskiana”, com as teorias do currículo, fazendo-se uma retrospectiva histórica a partir das primeiras disciplinas formativas com o atual processo de formação. Desta forma, pretende-se articular cinco referenciais: Vigotski (2001; 2007; 2010) a partir de pressupostos sobre a aprendizagem; Paraíso (2009), explorando-se os aspectos do currículo, desejo e experiência, juntamente com Silva (2013) para compreender a constituição dessa identidade profissional; Zabala (1998) com os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, Tardif (2013) com os saberes experienciais. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e documental a partir de Bardin (1977) para compreender o modelo de currículo utilizado em diferentes épocas, procedendo-se articulações com os referenciais teóricos, para a análise conjunto das informações obtidas junto aos estudantes no tocante a ação do instrutor que participa do processo de formação de um soldado. Os resultados encontrados apontam para uma estreita relação entre currículo, desejo e experiência deste instrutor com sua disciplina, como fator determinante para que a mesma seja desejada pelos estudantes, o que, por sua vez, favorece o processo da aprendizagem do estudante, como futuro soldado bombeiro militar.
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