A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
Keywords:
Formação de Bombeiros, Currículo, Saberes docentes, Aprendizagem.Abstract
O artigo apresenta uma articulação a partir de um projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: reflexões sobre a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskiana”, com as teorias do currículo, fazendo-se uma retrospectiva histórica a partir das primeiras disciplinas formativas com o atual processo de formação. Desta forma, pretende-se articular cinco referenciais: Vigotski (2001; 2007; 2010) a partir de pressupostos sobre a aprendizagem; Paraíso (2009), explorando-se os aspectos do currículo, desejo e experiência, juntamente com Silva (2013) para compreender a constituição dessa identidade profissional; Zabala (1998) com os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, Tardif (2013) com os saberes experienciais. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e documental a partir de Bardin (1977) para compreender o modelo de currículo utilizado em diferentes épocas, procedendo-se articulações com os referenciais teóricos, para a análise conjunto das informações obtidas junto aos estudantes no tocante a ação do instrutor que participa do processo de formação de um soldado. Os resultados encontrados apontam para uma estreita relação entre currículo, desejo e experiência deste instrutor com sua disciplina, como fator determinante para que a mesma seja desejada pelos estudantes, o que, por sua vez, favorece o processo da aprendizagem do estudante, como futuro soldado bombeiro militar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.