O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
Palavras-chave:
Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBIDResumo
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).
Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação.
Abstract
This article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training.
Keywords: Teacher training. School routine. Training policies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.