O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference

Autores

  • Norinês Panicacci Bahia Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
  • Roger Marchesini de Quadros Souza Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Palavras-chave:

Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBID

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).

Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação.

 

Abstract

This article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training.

Keywords: Teacher training. School routine. Training policies.

 

Biografia do Autor

Norinês Panicacci Bahia, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Possui graduação em Pedagogia (1981), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, Linha de Pesquisa: Formação de Educadores; Professora do Curso de Pedagogia Presencial e a Distância/UMESP; Editora do Cadernos de Educação do PPGE/UMESP; Coordenadora do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância/UMESP; Coordenadora Institucional do Projeto PIBID/UMESP.

Roger Marchesini de Quadros Souza, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1982), especialização em Supervisão Escolar na Faculdade de Filosofia e letras de São Bernardo do Campo, Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Metodista de São Paulo, também ministrando aulas e Supervisionando a Elaboração dos TCCs no Curso de Pedagogia EaD.

Downloads

Publicado

2015-03-08

Como Citar

Bahia, N. P., & Souza, R. M. de Q. (2015). O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(12), 339–363. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424