Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História

Autores

  • Amanda Miranda Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Márcia Maria Dias Universidade Federal e Minas Gerais
  • Eucidio Pimenta Arruda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosilene Horta Tavares Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente.

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas.

 

Palavras-chave: Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática Docente

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Almeida, A. M., Dias, M. M., Arruda, E. P., & Tavares, R. H. (2016). Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 434–450. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426