Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários

Autores

  • Ana Cristina Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Bernadete Souza Porto Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Universidade Estadual do Ceará
  • Rogério Adolfo Moura Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação pedagógica, Educação estética, Aprendizagem docente

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente.

Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UNB). Professora assistente da UECE/FACEDI, lotada no Setor de Estudos “Fundamentos históricos, legais e normativos da Educação” do Curso de Pedagogia.

Bernadete Souza Porto, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Foi Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordenou o grupo de pesquisa em Educação e Ludicidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA; Atualmente é professora Adjunta IV da UFC, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, onde leciona na Graduação as disciplinas Didática e Docência no Ensino Fundamental e na Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordenadora de projetos e acompanhamento curricular da UFC.

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA); Graduado em Geografia (UVA). Graduado em Pedagogia (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Foi professor substituto da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), unidade da UECE, da área Teoria e Prática de Ensino. É, atualmente, professor efetivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Itapipoca (Ceará).

Rogério Adolfo Moura, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA); Graduado em Geografia (UVA). Graduado em Pedagogia (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Foi professor substituto da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), unidade da UECE, da área Teoria e Prática de Ensino. É, atualmente, professor efetivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Itapipoca (Ceará).

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Publicado

2016-07-05

Como Citar

Moraes, A. C., Porto, B. S., Castro, F. M. F. M., & Moura, R. A. (2016). Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 385–405. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488