Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação pedagógica, Educação estética, Aprendizagem docenteResumo
Este artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.