Pedagogia do Ateliê: Reflexões sobre as relações interpessoais no ensino da Arquitetura

Autores

  • Marcos Pereira Diligenti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Alice Medeiros Dias Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

educação, ensino de Arquitetura e Urbanismo, ateliê de projeto.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade contribuir para o debate acerca das relações interpessoais no ateliê de projeto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e avaliar as suas repercussões no processo de ensino-aprendizagem. Esse debate mostra-se oportuno no atual cenário acadêmico, pontuado por frequentes revisões e estratégias pedagógicas. Essas revisões - referentes às matrizes curriculares, às novas tecnologias, ao módulo professor/aluno entre outras - apontam para mudanças no ateliê e para reflexões sobre sua Pedagogia. Considerando-se que, na essência do trabalho pedagógico das disciplinas de projeto, incidem de maneira fundamental as relações interpessoais entre os sujeitos, afirma-se a relevância da investigação, no intuito de incorporar a subjetividade inerente ao processo educativo como caminho para a qualificação da aprendizagem.

Palavras-chave: Educação. Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Ateliê de projeto.

 

The interpersonal relationships in Architecture teaching and learning

Abstract: This article aims at contributing to the debate about interpersonal relationships in the design studios of the Architecture and Urban Planning undergraduate program and at evaluating their impact on teaching-learning processes. This discussion is rather pertinent in the current academic context, punctuated by frequent teaching strategies and revisions. These revisions - related to undergraduate curricula, new technologies, and the teacher/student relationship, among others - suggest changes in the studio and in its teaching. Considering the important connection between teaching and interpersonal relationships in design course units, it is evident that this research is relevant as it incorporates the subjectivity inherent to the educational process as a way to improve learning.

Keywords: Education. Architecture and Urban Planning teaching. Design studio.

 

Biografia do Autor

Marcos Pereira Diligenti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Educação/UFRGS. Pós Doutor em Arquitetura e Urbanismo/Instituto Superior Técnico de Lisboa. Pós Doutor/Pontifícia Universidad Católica de Chile/Santiago. Professor Titular e pesquisador na FAUPUCRS. Membro do Núcleo de Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da FAUPUCRS. Coordenador do Grupo de Pesquisa SUSTENFAU/Sustentabilidade Social e Avaliação Pós-ocupacional. Associado ao IBDU - Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico. Membro do IFHP - International Federation for Housing and Planning. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ em Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade.

Maria Alice Medeiros Dias, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Ensino e Pesquisa na Arquitetura pela Ritter dos Reis, especialização em Expressão Gráfica pela FAU PUCRS e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa doutorado no PROPAR-UFRGS. É docente e pesquisadora em tempo integral na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no Projeto de Espaços Livres Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura da paisagem / paisagismo.

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Publicado

2016-09-18

Como Citar

Diligenti, M. P., & Dias, M. A. M. (2016). Pedagogia do Ateliê: Reflexões sobre as relações interpessoais no ensino da Arquitetura. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 226–239. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/534