Pedagogia do Ateliê: Reflexões sobre as relações interpessoais no ensino da Arquitetura
Mots-clés :
educação, ensino de Arquitetura e Urbanismo, ateliê de projeto.Résumé
O presente artigo tem por finalidade contribuir para o debate acerca das relações interpessoais no ateliê de projeto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e avaliar as suas repercussões no processo de ensino-aprendizagem. Esse debate mostra-se oportuno no atual cenário acadêmico, pontuado por frequentes revisões e estratégias pedagógicas. Essas revisões - referentes às matrizes curriculares, às novas tecnologias, ao módulo professor/aluno entre outras - apontam para mudanças no ateliê e para reflexões sobre sua Pedagogia. Considerando-se que, na essência do trabalho pedagógico das disciplinas de projeto, incidem de maneira fundamental as relações interpessoais entre os sujeitos, afirma-se a relevância da investigação, no intuito de incorporar a subjetividade inerente ao processo educativo como caminho para a qualificação da aprendizagem.
Palavras-chave: Educação. Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Ateliê de projeto.
The interpersonal relationships in Architecture teaching and learning
Abstract: This article aims at contributing to the debate about interpersonal relationships in the design studios of the Architecture and Urban Planning undergraduate program and at evaluating their impact on teaching-learning processes. This discussion is rather pertinent in the current academic context, punctuated by frequent teaching strategies and revisions. These revisions - related to undergraduate curricula, new technologies, and the teacher/student relationship, among others - suggest changes in the studio and in its teaching. Considering the important connection between teaching and interpersonal relationships in design course units, it is evident that this research is relevant as it incorporates the subjectivity inherent to the educational process as a way to improve learning.
Keywords: Education. Architecture and Urban Planning teaching. Design studio.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.