OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Mirian Mirna Becker Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Marcos Lopes de Souza UNINTER
  • Poliana Priscila Matos Pardal UNINTER
  • Janecley Martins Silva Universidade Estadual de Roraima

Palavras-chave:

Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.

Resumo

Diante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica.  Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa.

Biografia do Autor

Mirian Mirna Becker, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Pedagoga. Especialização em Gestao de Sistemas Educacionais. Mestre em Ensino de Ciencias

Marcos Lopes de Souza, UNINTER

Educador Físico (IFRR); Pós-Graduando em Gestão do Trabalho Pedagógico (UNINTER).

Poliana Priscila Matos Pardal, UNINTER

Psicóloga (FEPAR), Especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário (PUCPR), Mestranda em Educação (UTP), Integrante do Observatório da Educação como bolsista da CAPES, orientadora de TCC do Grupo UNINTER.

Janecley Martins Silva, Universidade Estadual de Roraima

Pedagoga, professora de pos graduação (UERR)

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

Becker, M. M., Souza, M. L. de, Pardal, P. P. M., & Silva, J. M. (2017). OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(16), 394–407. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538