OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.Resumo
Diante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica. Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa.
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