ANÁLISE DE MATRÍCULAS COMO INDICADORES DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Educação especial, Necessidades educacionais especiais, Inclusão escolar, Rio de Janeiro/BrasilResumo
Este estudo analisou os indicadores da evolução do processo de inclusão escolar de sujeitos portadores de necessidades especiais no Estado do Rio de Janeiro no período entre os anos de 2005 e 2014. Trata-se de um estudo ecológico. utilizando dados secundários provenientes de Censos Educacionais. Na análise foram incluídos dados referentes às matrículas entre 2005 e 2014, provenientes de estabelecimentos de educação do Estado do Rio de Janeiro/ Brasil. Resultados: foram analisadas 80.842.482 matrículas da educação básica, sendo, mais especificamente, 420.300 da educação especial. Observou-se retração nas matrículas da educação básica em 2%, enquanto houve um aumento de 4% para aquelas caracterizadas como de educação especial. No que tange às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas em escola exclusivamente especializada em 13% e para as classes especiais em 6%, enquanto para classe comum houve aumento de 17%. Conclusão: podem-se elencar evidências que demonstram que a educação não está inerte, mas, sim, sensível às questões da educação especial e aperfeiçoando-se para atender os sujeitos com necessidades educacionais especiais através do modelo de educação entendido atualmente como de melhor valia para os sujeitos.
Palavras-chave: Educação especial. Necessidades educacionais especiais. Inclusão escolar. Rio de Janeiro/Brasil.
Analysis of enrolment as an indicator of evolution in Rio de Janeiro special education
Abstract: This study analyzed a development indicator in the process of school inclusion of individuals with special needs in the state of Rio de Janeiro between 2005 and 2014. Method: This was an ecological study using secondary data from educational censuses. In the analysis were included enrollment data between 2005 and 2014 from Rio de Janeiro State schools. Results: We analyzed 80,842,482 basic education enrollment entries, 420,300 of which specifically related to special education. There was a 2% decrease in basic education enrollment, whereas there was an increase of 4% for those characterized as special education. Regarding the modalities of care, there was a 13% enrollment reduction in exclusively specialized school and 6% decrease in special classes, while common class enrollment increased by 17%. Conclusion: there is evidence demonstrating that education is not inert, but sensitive to special education issues, and is thus improving to meet the individuals with special educational needs through the model of education today understood with the best value for the subjects.
Keywords: Special education. Special Educational Needs. School inclusion. Rio de Janeiro/Brazil.
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