TEORIA CRÍTICA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA PESQUISAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Pesquisa qualitativa, Pesquisa em avaliação educacional.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos e reflexões acerca dos fundamentos da Teoria Crítica realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) da UEPG. Caracteriza-se como um ensaio teórico a partir dos seguintes autores: Henry Giroux (1986), Olgária Matos (1993), Joe L. Kincheloe e Peter McLaren (2006), Michael Angrosino (2009), Phil Francis Carspecken (2011) e Hans-George Flickinger (2014), Isabel Franchi Cappelletti (2012), Ana Maria Saul (2015), Almerindo Janela Afonso (2010), dentre outros. O objetivo deste texto é apresentar alguns elementos conceituais da Teoria Crítica – origem, pressupostos e algumas categorias de análise: poder, emancipação, cultura, ideologia e justiça social – e apontar as possibilidades de utilizá-la para o desenvolvimento de pesquisa no âmbito da avaliação educacional. A pesquisa, para os teóricos críticos, opõe-se ao cientificismo e busca a superação da teoria tradicional, de base positivista, propondo para a ciência uma perspectiva crítica de emancipação humana. O estudo realizado revela que os fundamentos da teoria crítica podem possibilitar o desenvolvimento de pesquisas que produzam conhecimentos para compreensão da realidade investigada, com possibilidade de superação e mudanças que dela emergem. As pesquisas qualitativas no âmbito da avaliação educacional, além de produzirem conhecimentos, compartilham pressupostos teóricos que possibilitam a análise crítica da realidade.

 

Biografia do Autor

graciete TOZETTO GOES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa  - UEPG. Doutoranda em Educação UEPG, membro do Grupo de de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação - GEPPEA.

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Progama de Pós Graduação em Educação da UEPG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação.

Bruna Mayara Bonatto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Fonoaudióloga; especialista em Saúde Pública; mestre em Ciências Sociais Aplicadas; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Giane Correia Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da rede Estadual de Ensino do Paraná. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional e Avaliação do PPGE/UEPG. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

GOES, graciete T., Brandalise, M. Ângela T., Bonatto, B. M., & Silva, G. C. (2018). TEORIA CRÍTICA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA PESQUISAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 72–90. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/574