TEORIA CRÍTICA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA PESQUISAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Mots-clés :
Teoria Crítica, Pesquisa qualitativa, Pesquisa em avaliação educacional.Résumé
Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos e reflexões acerca dos fundamentos da Teoria Crítica realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) da UEPG. Caracteriza-se como um ensaio teórico a partir dos seguintes autores: Henry Giroux (1986), Olgária Matos (1993), Joe L. Kincheloe e Peter McLaren (2006), Michael Angrosino (2009), Phil Francis Carspecken (2011) e Hans-George Flickinger (2014), Isabel Franchi Cappelletti (2012), Ana Maria Saul (2015), Almerindo Janela Afonso (2010), dentre outros. O objetivo deste texto é apresentar alguns elementos conceituais da Teoria Crítica – origem, pressupostos e algumas categorias de análise: poder, emancipação, cultura, ideologia e justiça social – e apontar as possibilidades de utilizá-la para o desenvolvimento de pesquisa no âmbito da avaliação educacional. A pesquisa, para os teóricos críticos, opõe-se ao cientificismo e busca a superação da teoria tradicional, de base positivista, propondo para a ciência uma perspectiva crítica de emancipação humana. O estudo realizado revela que os fundamentos da teoria crítica podem possibilitar o desenvolvimento de pesquisas que produzam conhecimentos para compreensão da realidade investigada, com possibilidade de superação e mudanças que dela emergem. As pesquisas qualitativas no âmbito da avaliação educacional, além de produzirem conhecimentos, compartilham pressupostos teóricos que possibilitam a análise crítica da realidade.
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