Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora

Autores

  • MARINA Meira de OLIVEIRA PUC-Rio
  • NATÁLIA Umá Hagge Lopes CABRAL Cultura Inglesa
  • DANIELLE de Almeida MENEZES Faculdade de Educação - UFRJ
  • JULIANA Jandre BARRETO CAp-UFRJ; PUC-Rio

Palavras-chave:

atividades de ensino-aprendizagem, ensino de línguas, letramento, abordagem interdisciplinar, integração global, formação docente, autonomia didático-pedagógica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio.

Biografia do Autor

MARINA Meira de OLIVEIRA, PUC-Rio

Mestrada do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

NATÁLIA Umá Hagge Lopes CABRAL, Cultura Inglesa

Professora da Cultura Inglesa

DANIELLE de Almeida MENEZES, Faculdade de Educação - UFRJ

Professora de Didáticas e Prática de Ensino de Português-Inglês da UFRJ. Docente do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ.

JULIANA Jandre BARRETO, CAp-UFRJ; PUC-Rio

Professora de Língua Inglesa do CAp-UFRJ e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

de OLIVEIRA, M. M., CABRAL, N. U. H. L., MENEZES, D. de A., & BARRETO, J. J. (2018). Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 206–288. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601