Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
Palavras-chave:
atividades de ensino-aprendizagem, ensino de línguas, letramento, abordagem interdisciplinar, integração global, formação docente, autonomia didático-pedagógica.Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.