Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
Mots-clés :
atividades de ensino-aprendizagem, ensino de línguas, letramento, abordagem interdisciplinar, integração global, formação docente, autonomia didático-pedagógica.Résumé
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio.
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