Está na hora de... Práticas domésticas e de adultocentrismo na rotina da creche

Autores

  • José Ricardo Silva Faculdade de Ciências e Tecnologias, UNESP, Campus de Presidente Prudente, SP
  • José Milton de Lima Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, Campus Presidente Prudente

Palavras-chave:

Educação infantil. Creche. Práticas pedagógicas

Resumo

Este texto exprime parte de nossa pesquisa de doutoramento realizada numa creche da rede pública de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Nossa imersão nesta instituição revelou, além de dados ligados diretamente com nosso objeto de pesquisa em si, práticas domésticas e atitudes adultocêntricas na organização do espaço, tempo e na disponibilidade dos materiais/objetos em um agrupamento de bebês. Esta situação nos inquieta e levanta preocupações pois sabemos que tal postura não favorece a humanização dos bebês. A partir da trama apresentada, o objetivo deste trabalho é discutir, à luz da teoria histórico-cultural, a importância e a necessidade de colocarmos os bebês como centro do planejamento pedagógico. Tal perspectiva teórica nos orienta defender o quão importante é o professor, como ser mais desenvolvido, observar e considerar o bebê em suas especificidades para, então, planejar, organizar vivências e disponibilizar materiais e objetos que contribuam com o desenvolvimento infantil em suas máximas possibilidades. A educação que objetiva a humanização deve considerar o nível de desenvolvimento social, os interesses e as necessidades dos bebês como centro do planejamento pedagógico.

Palavras-chave: Adultocentrismo. Bebês. Desenvolvimento.


 

It is time for... domestic practice and adultcentrism in the routine of day care nurseries

Abstract: This text expresses part of our doctoral research carried out in a city-run day care nursery in a city in the state of São Paulo. Our immersion in this institution revealed, besides data directly related to our research object itself, domestic practices and adult-centered attitudes in the organization of space, time and the availability of materials / objects for a group of babies. This situation worries us and raises concerns because we know that this attitude does not favor the humanization of babies. Based on what was presented, the aim of this paper is to discuss, in the light of the historical-cultural activity theory, the importance and the need to put the babies in the core of educational planning. This theoretical perspective guides us to defend how important the teacher is, how to be more developed, and to observe and consider babies in their specificities to then plan, organize experiences and provide materials and objects that contribute to the development of children to their full potential. Education that aims humanization should consider the level of social development and the interests and needs of babies as the center of educational planning.

Key words: Adultcentrism. Babies. Development.

 



Biografia do Autor

José Ricardo Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologias, UNESP, Campus de Presidente Prudente, SP

José Ricardo Silva possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005), Pós-graduação nível Lato Sensu em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e, atualmente é aluno regularmente matriculado no Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Presidente Prudente - SP. O pesquisador é membro do grupo de pesquisa Cultura Corporal: Saberes e Fazeres pela instituição referida acima. Professor efetivo do quadro funcional do estado de São Paulo na área de Educação Física. Professor substituto no curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual Paulista Filho - FCT UNESP, Presidente Prudente e na Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE). Seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação Física Escolar, Educação Física na Educação Infantil, jogos, brincadeiras, práticas pedagógicas com bebês e Formação de Professores a partir dos referenciais teóricos da Abordagem Crítico-superadora, Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-cultural.

 

José Milton de Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, Campus Presidente Prudente

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013. Atualmente atua como Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em educação ludicidade, infância e juventude.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Silva, J. R., & Lima, J. M. de. (2018). Está na hora de. Práticas domésticas e de adultocentrismo na rotina da creche. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 189–200. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/627