OS DESAFIOS AMBIENTAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO MUNICIPAIS FOMENTADOS PELO INSTITUTO ÁQUILA NOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MANAUS/AM
Palavras-chave:
Educação, Instituto Áquila.Resumo
As escolas do campo apresentam características diferentes das urbanas em sentido amplo: desde o seu acesso até as suas condições de funcionamento. Analisar esses fatores é salutar, uma vez que todas as escolas do campo do município de Manaus fazem uma avaliação externa municipal denominada Avaliação de Desempenho dos Estudantes. Nesse sentido, em 2014, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu a metodologia GIDE idealizada pelo Instituto Áquila para aumentar o IDEB das escolas municipais de Manaus e o crescimento dos resultados das avaliações externas municipais. Levando em conta a realidade do município, onde as escolas rurais encontram-se inseridas no coração da floresta Amazônica, fez-se necessário analisar a aplicabilidade dessa metodologia considerando, entre outros fatores, a infraestrutura disponível e suas características escolares. Para isso, adotamos a pesquisa documental e bibliográfica ao analisarmos o material de apoio fornecido pelo referido Instituto, e também foi feita uma pesquisa quali-quantitativa ao analisarmos os rendimentos das avaliações externas de duas escolas municipais rurais de Manaus nos quatros bimestres ano de 2015. Por fim, é necessário que as políticas públicas cumpram a meta 7.18 do Plano Nacional de Educação para que as escolas possam ter uma infraestrutura adequada.
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