As ações do supervisor de ensino e a formação continuada de professores alfabetizadores no Programa Ler e Escrever

Autores

  • Alessandra David Centro Universitário Moura LAcerda
  • Gisela do Carmo Lourencetti Centro Universitário Moura Lacerda
  • Marcia Suzana Pinto Zoccal Centro Universitário Moura Lacerda.

Palavras-chave:

Supervisão de ensino. Formação continuada de professores. Programa Ler e Escrever

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as ações de formação continuada do supervisor de ensino no Programa Ler e Escrever da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, com fundamentação em autores da perspectiva crítica. Após as analyses, verificou-se que os assuntos abordados nos documentos pesquisados se referem exclusivamente às orientações do Programa “Ler e Escrever” e não se cogitou incluir nessas reuniões outras concepções de trabalho pedagógico. Dessa forma, o que deveria ser formação continuada ministrada pelo supervisor de ensino, passa a ser apenas um treinamento, pois o professor é excluído do processo de reflexão e elaboração do currículo e se torna apenas um executor do que foi estabelecido em outras instâncias.

Palavras-chave: Supervisão de ensino. Formação continuada de professores. Programa Ler e Escrever.

 

 THE TEACHING SUPERVISOR’S ACTIONS AND THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS INVOLVED IN LITERACY FOR THE “LER E ESCREVER” PROGRAM

 

Abstract: This paper aims at analyzing the Teaching Supervisor’s continuing education actions in the “Ler e Escrever” Program (“Reading and Writing” Program) from the São Paulo State Department of Education during the HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (Hours of Collective Pedagogical Work). It involves qualitative, bibliographic and documentary research based on critical perspective authors. After the analysis, it was observed that the covered topics were exclusively related to the “Ler e Escrever” Program guidelines and that no attempt was made to include any other teaching conceptions in these meetings. Based on that, what should be considered continuing education provided by the teaching supervisor ends up being understood as shear training, since the teacher is excluded from the process of curriculum reflection and creation and becomes a mere replicator of what has been previously defined in other instances.

KeywordsTeaching Supervision. Continuous Education of Teachers. “Ler e Escrever” Program (“Reading and Writing” Program).

 

 

Biografia do Autor

Alessandra David, Centro Universitário Moura LAcerda

Docente-Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

David, A., Lourencetti, G. do C., & Zoccal, M. S. P. (2018). As ações do supervisor de ensino e a formação continuada de professores alfabetizadores no Programa Ler e Escrever. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 44–58. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/660