UM OLHAR SISTÊMICO SOBRE UMA PRÁTICA DE GESTÃO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
práticas de gestão, visão sistêmica, indicadores educacionaisResumo
Trata-se de um estudo exploratório sobre a prática de gestão educacional do município de Boa Viagem-Ceará, cujo propósito é compartilhar a experiência de gestão do sistema municipal de educação vivenciada no momento em que os indicadores da área se mostravam aquém das exigências legais do País e comprometiam o desempenho do ensino e da aprendizagem, exigindo da gestão em exercício uma intervenção consistente e responsável. Para elaboração deste trabalho, apoiamo-nos na abordagem qualitativa, buscando realizar uma pesquisa documental com dados orçamentários, estatísticos e pedagógicos. Caminhou-se para desvendar o comportamento da rede educacional, utilizando também as bases de dados nacionais e tendo como pressuposto de análise o desempenho ali aclarado. A visão Sistêmica que adotamos para leitura desses dados abre espaço para esta reflexão que se manifesta no contexto educativo e resulta necessariamente em observar como se traduz, bem como integra os princípios que sustentam esboçados na importância do lugar ocupado por cada um (HELLINGER, 2007). Vale salientar que a avaliação externa do INEP/MEC mostrou um avanço nos índices, na ordem de 58% em relação à anterior.
Palavras-chave: Práticas de gestão. Visão sistêmica. Indicadores educacionais.
A SYSTEMIC VIEW ON AN EDUCATIONAL MANAGEMENT PRACTICE
Abstract: This paper is about an exploratory study on educational management practice in the Ceará state city of Boa Viagem and aims to share the managerial experience of the city-run educational system based on a consistent and responsible intervention in a moment when the education-related indicators did not meet Brazil’s legal requirements and compromised teaching-learning performance. To do such study, we based ourselves on a qualitative approach as we conducted documentary research with budgeting, statistic and educational data. We attempted to unveil the educational network behavior by also accessing nationwide databases and analyzing the performance described there. The systemic view we adopted to read those data makes room for a reflection manifested in the educational context and results in observing how the underlying principles are translated and integrated based on the importance of the place occupied by each one of them (HELLINGER, 2007). It must be stressed that the INEP/MEC external assessment revealed that rates increased by 58% as compared to those presented in the previous assessment.
Keywords: Management practices. Systemic view. Educational indicators
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