CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR

Autores

Palavras-chave:

Formação. Professor pesquisador. Pós-graduação stricto sensu.

Resumo

O presente texto resulta de um movimento investigativo realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que objetivou compreender os desafios presentes nas trajetórias de formação, vida e trabalho dos pós-graduandos. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, valorizando o contexto e as experiências dos sujeitos, inspirando-se na pesquisa colaborativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a observação participante e a construção de registros escritos junto aos estudantes. Os resultados apontam que os principais desafios vividos pelos pós-graduandos em sua trajetória formativa se relacionam à perspectiva de competitividade presente no contexto da pós-graduação stricto sensu, que acaba por desumanizar este espaço.

Palavras-chave: Formação. Professor pesquisador. Pós-Graduação stricto sensu.

 

CONDITIONS OF LIFE AND WORK AS A STARTING POINT FOR THE TRAINING OF TEACHERS AS RESEARCHERS

 Abstract: This text results from an investigative movement carried out in the Graduate Program in Education of the Ceará State University, which aimed to understand the challenges present in graduate students’ training, life and work trajectories. The research was based on a qualitative approach, valuing the context and the experiences of the subjects and drawing inspiration from collaborative research. The literature review, the participant observation and the construction of written records with the students were used as strategies of approximation with reality. The results point out that the main challenges faced by graduate students in their formative trajectory are related to the competitiveness perspective present in the stricto sensu graduate context, which ends up dehumanizing this space.

Keywords: Training. Teachers as Researchers. Stricto sensu graduate studies

Biografia do Autor

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Professora Visitante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando nas disciplinas de Didática, Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Lima, M. S. L., & Costa, E. A. da S. (2018). CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 492–505. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/706