A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Palavras-chave:
Formação e Trabalho docente. Professor intelectual. Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O presente trabalho procura cotejar as relações que podem ser estabelecidas entre a Pedagogia Histórico-Crítica, criada por Dermeval Saviani, e a dimensão intelectual da formação e do trabalho docente. Para tanto, num primeiro momento, apresenta as linhas gerais do conceito de intelectual comumente adotado pelas pesquisas educacionais: o de intelectual transformador, pautado em Henry Giroux. Depois disso, procura traçar as linhas que diferenciam a Pedagogia Histórico-Crítica da abordagem hegemônica na pesquisa educacional, procurando destacar o papel central que o conhecimento escolar deve ter para a definição da dimensão intelectual do trabalho docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.