CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Deolinda Ribeiro Instituto Politécnico do Porto
  • Mariana Mendes Instituto Politécnico do Porto, Portugal
  • Sara Moreira Leal Instituto Politécnico do Porto

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da Leitura

Resumo

O presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunos

Biografia do Autor

Deolinda Ribeiro, Instituto Politécnico do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, e docente no curso em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Mariana Mendes, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Mestranda do curso em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Sara Moreira Leal, Instituto Politécnico do Porto

Mestranda do curso em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

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Publicado

2018-07-01