Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
Palavras-chave:
Educação, Cidadania, Ensino MédioResumo
Este trabalho se propõe a refletir sobre o exercício da cidadania a partir da perspectiva dos alunos de uma escola estadual do interior do Mato Grosso que aqui será denominada de “PT”[i]. O que propomos é verificar quais as percepções dos alunos a respeito do exercício da cidadania quanto à participação em atividades que exigem maior envolvimento e engajamento como a participação política e em projetos sociais. Partimos do pressuposto de que a escola, principalmente o ensino médio, possui papel importante na formação da cidadania dos jovens e no estímulo a uma participação mais ativa na sociedade, não só através do conhecimento dos conteúdos formais que ela proporciona, que é uma das condições essenciais para o exercício da cidadania mas, principalmente pela possibilidade de levar os jovens à experiências de participação efetiva tanto na escola como fora dela se tornando verdadeiros sujeitos emancipados, colaborando para o empoderamento dos mesmos. Para entender como isso está sendo feito ou as dificuldades de inserir essa perspectiva do engajamento, realizamos pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário estruturado com questões abertas e fechadas aos jovens que cursam o segundo e terceiro ano do ensino médio na escola estadual “PT” e também nos valemos da Etnografia enquanto descritivo do campo e de observações pontuais sobre as interações na referida escola. A partir da coleta de dados foi possível entender a complexidade da realidade e dos processos sociais envolvidos e ainda, de alguns conceitos da pedagogia freireana, conceitos como Capital Social e empoderamento utilizados por autores como Baquero, Schmidt e Nazzari. Os resultados apontam para falta de predisposição para participação em atividades políticas e associações por parte dos alunos bem como a ausência de projetos que estimulem essa participação e cidadania ativa.
Palavras-chave: Educação. Cidadania. Ensino Médio.
Citizenship perspectives of students from a city-run school of Mirassol D’Oeste
This article aims to reflect on the practice of citizenship from the perspective of students from a city-run school in the countryside of Mato Grosso State, which is hereinafter referred to as “PT”. We attempt to verify what are the students’ perceptions concerning the practice of citizenship in activities demanding deeper involvement and engagement, such as those related to political participation and social projects. Our initial assumption was that schools, and especially high schools, play an important role in building youth citizenship and stimulating a more active participation in society, not only through the formal content knowledge it provides, which is one of the basic conditions for the practice of citizenship, but mainly because of the possibility of leading youngsters to experiences of effective participation both in and out of school to make them truly emancipated individuals, and thus collaborating to empowering them. To understand how this is being done or the difficulties of introducing this engagement perspective, we conducted qualitative research by means of a structured questionnaire with open and closed questions to be answered by students of the 2nd and 3rd year in the “PT” high school. We also used Ethnography as a field descriptor and observations on the interactions in the school. Based on the data collection, we were able to understand how complex the reality and the social processes involved are. We also comprehended some concepts by Freire, as well as concepts such as Social Capital and empowerment used by authors such as Baquero, Schmidt e Nazzari. The results point to the lack of predisposition for students to participate in political activities and associations, as well as the absence of projects promoting such active participation and citizenship.
Keywords: Education; Citizenship; High School
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