Identidade e Adolescência: expectativas e valores do projeto de vida
Palavras-chave:
adolescência, projeto de vida, identidade, moral, desenvolvimento.Resumo
Esta investigação documenta, com base em teorias do desenvolvimento e estudos sobre adolescência, alguns aspectos que configuram a construção da identidade de jovens que estudam em uma escola pública de grande porte da cidade de Santos, na faixa etária de 10 a 13 anos. Por meio de um instrumento, especialmente elaborado para trabalhar o projeto de vida, reconhece os aspectos da cultura local nos processos identitários, assim como as expectativas e expressões culturais específicas da etapa de vida que enfrentam. Destaca a importância da relação com a família, com o grupo de amigos e dá conta dos projetos profissionais e de trabalho que os adolescentes criam a partir de suas condições sócio-econômicas e sua trajetória escolar, com ênfase para os estudos. É um breve estudo que possibilita pensar as projeções futuras dos adolescentes em sua construção de personalidadeDownloads
Publicado
2011-09-23
Como Citar
Tardelli, D. D. (2011). Identidade e Adolescência: expectativas e valores do projeto de vida. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(03), 59–74. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/76
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.