Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
Palavras-chave:
formação de professores, trabalho colaborativo, matemática e investigaçãoResumo
O artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM). O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística. O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.