O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944

Autores

  • Aldemir Barbosa da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares" - OPE - FAED/UDESC.
  • Celso João Carminati Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

História da Educação, Manuais de Filosofia, Ratio Studiorum, Políticas educacionais.

Resumo

Os manuais escolares são instrumentos da cultura escolar, tornando-se, para os historiadores, fonte privilegiada de investigação na História da Educação, permitindo que adentrem na relação entre a produção, a circulação e os usos desse objeto escolar, e o entrecruzam com as construções culturais e educacionais no campo historiográfico. Na primeira parte deste artigo, aborda-se um breve histórico da fundação e da representação do método pedagógico jesuítico Ratio Studiorum nas instituições educacionais católicas europeias e na colônia portuguesa brasileira. Na segunda parte, abalizam-se aspectos das reformas educacionais republicanas e sua relação entre as ausências e as permanências da disciplina escolar de filosofia no currículo oficial. Por fim, analisam-se os indícios da presença do Ratio Studiorum em três manuais escolares de filosofia aprovados/autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) na década de 1940, sendo uma relação estratégica para o movimento Reação Católica no país.

Palavras-chave: História da Educação. Manuais de Filosofia. Ratio Studiorum. Políticas educacionais.


Ratio Studiorum: traces in the 1934-1944 school textbooks of Philosophy


Abstract: School textbooks are instruments of school culture, becoming a privileged source of research for historians in the History of Education and putting them in touch with the relation between the production, circulation and uses of this school object and the interconnection with the cultural and educational constructions in the historiographical field. In the first part of this article, we present a brief history of the foundation and representation of the Jesuit pedagogical method Ratio Studiorum in European Catholic educational institutions and in the Portuguese Brazilian colony. In the second part, we emphasize aspects of the Republican educational reforms and their relation with the moments of absence and permanence of philosophy as a school unit in official curricula. Finally, we analyze the traces of Ratio Studiorum in three school textbooks of philosophy approved / authorized by the National Commission of Textbooks (CNLD) in the 1940s as a strategic relationship for the Catholic Reaction movement in the country.

Keywords: History of Education. Textbooks of Philosophy. Ratio Studiorum. Educational policies

Biografia do Autor

Aldemir Barbosa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares" - OPE - FAED/UDESC.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha História e Historiografia da Educação, vinculado ao Observatório de Práticas Educacionais (OPE).

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1988), Mestre em Educação (1997) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003), com estágio Sandwich na Università degli Studi di Milano - Itália (2000-2001). Pós-Doutor pela Università degli Studi di Bergamo - Itália (2015), sob supervisão do Prof. Dr. Fulvio Cesare Manara e pela Universidade de Lisboa - Portugal (2016), sob supervisão do Prof. Dr. Pedro Calafate. Foi bolsista de Estágio Sênior no Exterior/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Processo BEX 7115/14-8). É professor concursado (Associado VII) no Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Leciona no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado. Orienta dissertações e teses. Membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares" - OPE - FAED/UDESC. Coordena e participa de projetos de pesquisa e tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em ensino de filosofia, ensino médio, instituições e ensino superior, filosofia e historiografia da educação, organização e gestão da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de filosofia, ensino médio, educação superior e formação de professores, gestão e políticas de educação. Membro pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa - Portugal. Participa do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia - LEFIS. Desde 04/02/2017, atua como Diretor de Ensino de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2019-06-08

Como Citar

Silva, A. B. da, & Carminati, C. J. (2019). O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(23), 78–99. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/834