O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
Keywords:
História da Educação, Manuais de Filosofia, Ratio Studiorum, Políticas educacionais.Abstract
Os manuais escolares são instrumentos da cultura escolar, tornando-se, para os historiadores, fonte privilegiada de investigação na História da Educação, permitindo que adentrem na relação entre a produção, a circulação e os usos desse objeto escolar, e o entrecruzam com as construções culturais e educacionais no campo historiográfico. Na primeira parte deste artigo, aborda-se um breve histórico da fundação e da representação do método pedagógico jesuítico Ratio Studiorum nas instituições educacionais católicas europeias e na colônia portuguesa brasileira. Na segunda parte, abalizam-se aspectos das reformas educacionais republicanas e sua relação entre as ausências e as permanências da disciplina escolar de filosofia no currículo oficial. Por fim, analisam-se os indícios da presença do Ratio Studiorum em três manuais escolares de filosofia aprovados/autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) na década de 1940, sendo uma relação estratégica para o movimento Reação Católica no país.
Palavras-chave: História da Educação. Manuais de Filosofia. Ratio Studiorum. Políticas educacionais.
Ratio Studiorum: traces in the 1934-1944 school textbooks of Philosophy
Abstract: School textbooks are instruments of school culture, becoming a privileged source of research for historians in the History of Education and putting them in touch with the relation between the production, circulation and uses of this school object and the interconnection with the cultural and educational constructions in the historiographical field. In the first part of this article, we present a brief history of the foundation and representation of the Jesuit pedagogical method Ratio Studiorum in European Catholic educational institutions and in the Portuguese Brazilian colony. In the second part, we emphasize aspects of the Republican educational reforms and their relation with the moments of absence and permanence of philosophy as a school unit in official curricula. Finally, we analyze the traces of Ratio Studiorum in three school textbooks of philosophy approved / authorized by the National Commission of Textbooks (CNLD) in the 1940s as a strategic relationship for the Catholic Reaction movement in the country.
Keywords: History of Education. Textbooks of Philosophy. Ratio Studiorum. Educational policies
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