Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem

Autores

  • Fabiana de Freitas Poso UFRJ
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro UFRJ

Palavras-chave:

Educação, Avaliação da aprendizagem, Formação de professores, Estágio supervisionado, Análise de Discurso

Resumo

A avaliação da aprendizagem tem sido efetivada como instrumento de mensuração, de punição e de exclusão. Visto que a formação de professores pode ser um diferencial na construção de relações mais significativas com o processo avaliativo, este projeto procurou entender as concepções que os licenciandos de uma universidade pública manifestaram em seus relatórios da disciplina prática de ensino acerca desta temática. As enunciações foram transcritas e analisadas, fundamentando-se em seus aspectos teóricos metodológicos na teoria bakhtiniana, demonstrando a presença de diversas vozes dialogicamente interrelacionadas, que embora concebam em sua maioria, ser esse um processo que garante a qualidade das atividades pedagógicas, suas atitudes muitas vezes ainda estão infundadas em acordo com a Pedagogia do Exame.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Estágio supervisionado. Análise de Discurso.


Analysis of reports on learning assessment made by Biology teaching students from a public university 


Abstract: Learning assessment has been carried out as an instrument of measurement, punishment and exclusion. Since teacher education can be a differential in the construction of more meaningful relations with the evaluation process, this project sought to understand the conceptions that the undergraduate students of a public university manifested in their reports on this theme for the Teaching Practice course unit. The enunciations were transcribed and analysed based on their theoretical methodological aspects in the Bakhtinian theory and demonstrating the presence of several dialogically interrelated voices. Although most of them conceive that this is a process that guarantees the quality of teaching activities, their attitudes are often still in accordance with the Pedagogy of Examination.

Keywords: Learning assessment. Teacher education. Supervised internship. Discourse Analysis.

Biografia do Autor

Fabiana de Freitas Poso, UFRJ

Mestra em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ), com linha de pesquisa na formação profissional e docente nas Ciências e na Saúde. Colaboradora do Laboratório de Linguagens e Mediações

Bruno Andrade Pinto Monteiro, UFRJ

Professor Adjunto III da UFRJ. Doutor em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ). Colaborador do Laboratório de Linguagens e Mediações

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Publicado

2019-06-08

Como Citar

Poso, F. de F., & Monteiro, B. A. P. (2019). Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(23), 60–77. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/844