Pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020): fragilidades e potencialidades
Palavras-chave:
Pesquisa. Avaliação. PNPG (2011-2020). Fragilidades. Potencialidades.Resumo
Resumo: O artigo é resultado de um estudo que buscou problematizar a pós-graduação brasileira a partir do sentido conferido à pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020). O objetivo foi verificar como a pesquisa e a avaliação são tratadas no Plano Nacional de Pós-Graduação no decênio 2011-2020, suas fragilidades e potencialidades. Para tanto, utilizamos uma pesquisa exploratória de cunho documental. O universo da pesquisa é o Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e seus relatórios de acompanhamento (2016; 2018). A pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020) são apontadas como estruturais para qualificar os programas de pós-graduação e colocar o Brasil em posições de destaque internacional na produção de conhecimento. Essa intenção é acompanhada por critérios avaliativos que buscam qualificar os programas a partir da produtividade.
Palavras-chave: Pesquisa. Avaliação. PNPG (2011-2020). Fragilidades. Potencialidades.
Research and evaluation in the 2011-2020 PNPG: weaknesses and strengths
Abstract: The article is the result of a study that sought to analyze Brazilian post-graduation from the perspective of Brazil’s 2011-2020 National Post-graduation Plan (PNPG) on research and evaluation. The aim was to verify how research and evaluation are approached in the 2011-2020 PNPG, as well as its weaknesses and strengths. Therefore, this research is exploratory and documentary. It focuses on the 2011-2020 PNPG and its 2016 and 2018 follow-up reports. Research and evaluation in the 2011-2020 PNPG are presented as structural to qualify post-graduation programs and place Brazil in outstanding international positions in the production of knowledge. This intention is followed by evaluative criteria that seek to qualify the programs based on productivity.
Keywords: Research. Evaluation. 2011-2020 PNPG. Weaknesses. Strengths.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.