Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia

Autores

  • Amanda Séllos Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luciana Hoffert Castro Cruz

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ensino de Ciências e Biologia, Capacitação profissional.

Resumo

O Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino de Ciências e Biologia. Capacitação profissional.

 

Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching

 

Abstract:  Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning.

Keywords: Autism Spectrum Disorder (ASD); Science and Biology education; Professional training

Biografia do Autor

Amanda Séllos Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Possui graduação em licenciatura (2016) e Bacharel (2017) em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista Capes pelo Programa Ciências sem Fronteiras com graduação sanduíche realizada na Noruega (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, inclusão, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e jogos didáticos.

Luciana Hoffert Castro Cruz

Doutora em Neurociências (pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2012), mestre em Biologia Celular (pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2007), especialista em Docência no Ensino Superior (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006) e fisioterapeuta (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2004). É professora adjunta nível III do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Ministra disciplinas de Citologia, Histologia e Embriologia para graduação e também é professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua nas áreas de Neurociências e Ensino e Morfologia (ensino, pesquisa e extensão), com interesse nos seguintes temas: formação continuada de professores, educação inclusiva, metodologias ativas de aprendizagem, sala de aula invertida, pluralismo metodológico e divulgação científica. 

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

Rodrigues, A. S., & Castro Cruz, L. H. (2020). Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 413–425. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922