A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE CONFESSIONAL E COMUNITÁRIA (ANOS 1980)

Autores

Palavras-chave:

Política Acadêmica, Universidade confessional comunitária, Construção da cidadania, Unimep.

Resumo

Este artigo trata do caso da institucionalização da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), uma Universidade confessional e comunitária que, entre os anos 1989-1992, vivenciou um processo pioneiro de construção da sua Política Acadêmica, baseada num método coletivo-participativo-dialético, firmando-se como uma Universidade de caráter democrático, com espírito público (ainda que legalmente de direito privado), pautada na busca de concretizar a articulação ensino-pesquisa-extensão, como marca fundamental do seu projeto pedagógico. Sua identidade estabeleceu-se nesse processo e movimento da Política Acadêmica, a qual preconiza qualidade do ensino e qualidade política, fundamentada numa ética-valorativa de “construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil” como sua utopia e razão de ser. O método utilizado na pesquisa, de forma exploratória, baseou-se na Teoria Fundamentada nos Dados combinado com narrativa historiográfica.

Palavras-chave: Política Acadêmica; Universidade confessional comunitária; Construção da cidadania; Unimep.

Abstract: This article briefly describes the institutionalization of the Methodist University of Piracicaba (UNIMEP), a communitarian and confessional university that, from 1989 through 1992, experienced a pioneering process while building its Academic Policy, based on a collective-participatory-dialectic method, establishing itself as a democratic university, with a public spirit (although governed by private law), based on the goal of integrating teaching, research and outreach activities as a fundamental characteristic of its teaching project. Its identity was established during that process and movement of Academic Policy, which advocates teaching and political quality, based on the ethical value of “building citizenship as a collective heritage of the civil society” as its utopia and reason of being. The research is exploratory, and its method was based on the Grounded Theory and on historiographical narrative.

Keywords: Academic Policy. Communitarian and confessional university. The construction of citizenship. UNIMEP.

  

Biografia do Autor

Luis de Souza Cardoso, UMESP-SP

Doutor em Educação - Política e Gestão Educacionais, suma cum laude, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - Umesp (2016). Estágio sanduíche no Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Portugal (2015). Mestre em Ciências da Religião - Teologia e História, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Umesp (2001). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1990).  

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Publicado

2020-09-09