O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa

Autores

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva UNISINOS/Doutorando
  • Milene Moraes de Figueiredo PUCRS/ Doutoranda
  • Bárbara Virgínia Groff da Silva

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e984

Palavras-chave:

ensino comercial, ensino agrícola, período joanino, história da educação

Resumo

Este artigo analisa as modificações educativas causadas pela vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, com destaque para o ensino comercial e agrícola. Os pressupostos teóricos e metodológicos estão inseridos na História da Educação, área de estudos fronteiriça que cresceu ao longo dos anos 1990 a partir da ampliação de fontes para os estudos históricos. Primeiramente, contextualizamos a vinda da Família Real e suas respectivas mudanças nas diversas instâncias da sociedade colonial brasileira. Posteriormente, destacamos as mudanças ocorridas no âmbito educacional na primeira metade do século XIX para, finalmente, discorrer sobre a implantação do ensino comercial e do ensino agrícola nesse período.

Palavras-chave: Ensino Comercial. Ensino Agrícola. Período Joanino. História da Educação.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, UNISINOS/Doutorando

Doutorando em Educação, mestre, licenciado e bacharel em História.

Milene Moraes de Figueiredo, PUCRS/ Doutoranda

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS na linha Sociedade, Urbanização e Imigração e mestre em História pela mesma instituição. Bolsista Integral da CAPES. Tem experiência nas áreas de História da Educação e História Cultural do Político atuando principalmente nos seguintes temas: Nacionalização do Ensino, Imigração Alemã, Estado Novo e e resistência como objeto politico historiográfico.

Bárbara Virgínia Groff da Silva

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em História pela UFRGS (2013) e mestrado em Educação pela PUCRS (2015). 

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Publicado

2021-02-06

Como Citar

Hass da Silva, E. C., Figueiredo, M. M. de, & Silva, B. V. G. da. (2021). O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 701–717. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e984