O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e984Palabras clave:
ensino comercial, ensino agrícola, período joanino, história da educaçãoResumen
Este artigo analisa as modificações educativas causadas pela vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, com destaque para o ensino comercial e agrícola. Os pressupostos teóricos e metodológicos estão inseridos na História da Educação, área de estudos fronteiriça que cresceu ao longo dos anos 1990 a partir da ampliação de fontes para os estudos históricos. Primeiramente, contextualizamos a vinda da Família Real e suas respectivas mudanças nas diversas instâncias da sociedade colonial brasileira. Posteriormente, destacamos as mudanças ocorridas no âmbito educacional na primeira metade do século XIX para, finalmente, discorrer sobre a implantação do ensino comercial e do ensino agrícola nesse período.
Palavras-chave: Ensino Comercial. Ensino Agrícola. Período Joanino. História da Educação.
Citas
ARANHA, M. L. de A. História da Educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BASTOS, M. H. C. A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida (1808-1827). História da Educação. ASPHE/FaE/UFPEL, Pelotas, n. 1, p. 115-133, abril. 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30631/pdf. Acesso em: 30 jun. 2020
BOAVENTURA, E. M. A educação brasileira no período joanino. Comunicação apresentada em I Jornadas Comemorativas da Partida da Família Real para o Brasil 1807-2007, em Lisboa, 2007. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/4r/pdf/boaventura-9788523208936-08.pdf >Acesso em: 20 mai. 2020
BRASIL. Decreto-lei nº 556, de 25 de junho de 1850. Rio de Janeiro, 1850. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM556.htm. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Decreto-lei nº 5.975, de 33 de junho de 1875. Brasil, 1875. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 01/jul. 2020.
CAPDEVILLE, G. O Ensino Superior Agrícola no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 72, n. 172, p. 229-261, set./dez. 1991. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1064/803 Acesso em: 10 fev. 2020
CARVALHO, M. M. de C. de. Considerações sobre o Ensino da História da Educação no Brasil. In: INÁCIO FILHO, Geraldo; GATTI JÚNIOR, Décio. (org.). Historiografia da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: Edufu, 2005.
CHAVES, C. M. das G. As aulas de comércio no Império luso-brasileiro: o ensino prático profissionalizante. Jornada Setecentista, 7, 2007, [s.d.]. Anais... 2007. p. 267-276.
DIAS, M. O. L. da S. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda, 2005.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
LOPES DE SÁ, A. História Geral da Contabilidade no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2008.
LUSTOSA, I. O período joanino e a eficiência analítica de alguns textos desbravadores. Revista da Casa de Rui Barbosa, Fundação. Rio de Janeiro, Ano 2, n. 2, 2008. Disponível em:< http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/revistas/Escritos_2/FCRB_Escritos_2_16_Isabel_Lustosa.pdf> Acesso em 24 dez. 2019.
MAGALHÃES, J. de. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MALERBA, J. A corte no exílio: Civilização e poder no Brasil às vésperas da Independência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MARIANI, B. Os primórdios da Imprensa no Brasil (ou: de como o discurso jornalístico constrói memória). In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Discurso Fundador - a formação do País e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993, v. 01, p. 32-43.
MEIRELLES, J. G. A família real no Brasil: política e cotidiano (1808-1821). São Bernardo do Campo: Editora UFABC, 2015. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/j56gd/pdf/meirelles-9788568576960.pdf>Acesso em: 15 jan. 2020.
MELLO, J. O. de A. Transferência da Família Real para o Brasil e a Independência. In: ANDRADE, Manuel C.; FERNANDES, Eliane M.; CAVALCANTI, Sandra M. (org.). Formação Histórica da Nacionalidade Brasileira: Brasil 1701-1824. Recife: Editora Massangana, 2000.
NOSELLA, P.; BUFFA, E. Instituições Escolares. Por que e como pesquisar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
SAVIANI, D. História da História da Educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. Conferência de abertura do V Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2008. Disponível em: <https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2013/11/saviani-histc3b3ria-da-histc3b3ria-da-educac3a7c3a3o-no-brasil-um-balanc3a7o-prc3a9vio-e-necessc3a1rio.pdf >Acesso em: 13 mar. 2020.
SCHULTZ, K. A era das revoluções e a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro (1790-1821). In: MALERBA, Jurandir. A Independência brasileira: novas dimensões. Editora FGV, Rio de Janeiro, 2006.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. A Gênese de um Espaço Profissional: A Escola Técnica de Comércio do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS (1950-1983). Porto Alegre, 2017. Dissertação (Mestrado) - Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História, PUCRS. Disponível em: < http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7163
SOUSA, R. F. de. Memórias de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará: uma história da Escola de Agronomia da Amazônia (1945-1972). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2019.
STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. História, memória e História da Educação. In: _______ (org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil – Vol. III – Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 416-429.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.