EDUCAR NA VISÃO DO PAPA FRANCISCO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL

Autores

  • Angelo Vincenzo Zani Congregação para a Educação Católica da Santa Sé

Palavras-chave:

Universidade Católica. Papa Francisco. Cultura do Diálogo. Pedagogia do Encontro

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre a educação católica como formação da pessoa humana. Com base em fundamentos de documentos publicados pelo Papa Francisco sobre o significado de educar na contemporaneidade, propõe uma educação aberta à transformação sociocultural que prepare os cidadãos para saber como compreender os processos sociais, desenvolvendo atitudes de escuta, confrontação, serviço e desenvolvimento social na  perspectiva de uma formação que contemple a cultura do diálogo e do encontro.

Palavras-chave: Educação Católica. Papa Francisco. Cultura do Diálogo e do Encontro.


Education in Pope Francis’ view: catholic education contributions in a multicultural world

Abstract: The article shows reflections on Catholic education for humankind. Based on the foundations from documents published by Pope Francis about the significance of education in the contemporary world, it proposes an education open to sociocultural changes, preparing citizens to understand social processes, developing attitudes concerning hearing, confrontation, service and social development, and contemplating a culture of dialogue and encounter.

Keywords: Catholic Education. Pope Francis. Culture of Dialogue and Encounter.

 

Biografia do Autor

Angelo Vincenzo Zani, Congregação para a Educação Católica da Santa Sé

Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Doutorou-se em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Lateranense. Lecionou no Instituto Filosófico-Teológico Salesiano e no Instituto Teológico Paulo VI. Nos anos 1981 a 1995 foi delegado da Conferência Episcopal da Lombardia para o trabalho da pastoral escolar. Foi diretor do Escritório Nacional da Conferência Episcopal Italiana de Educação, escola e universidade de 1995 a 2002. Em novembro de 2012, o papa Bento XVI o nomeou secretário da Congregação para a Educação Católica e arcebispo titular de Volturnum.  Em 2013, o Papa Francisco confirmou sua posição de secretário e o nomeou consultor da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. É autor de dois livros e coautor de outros dois.

   

Downloads

Publicado

2020-09-09