ERA UMA VEZ... UM PROJETO DE MUDANÇA DE GESTÃO EM UMA UNIVERSIDADE CONFESSIONAL

Autores

  • Genira Rosa dos Santos Rosa dos Santos SBDG Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos

Palavras-chave:

Universidade Confessional. Cultura. Mudança. Modelo de gestão. Gestão participativa

Resumo

Este artigo é um recorte da história de um processo de mudança do modelo de gestão de uma universidade confessional, baseada numa investigação histórica da dissertação de Mestrado em Educação “A percepção de gestores e professores de uma universidade privada confessional sobre a participação do corpo docente na gestão das mudanças”[i]. O propósito inicial da investigação é averiguar sobre a aplicabilidade dos conceitos advindos do campo de conhecimento da Administração aos modelos de gestão e de mudança da Universidade de Ensino Superior. Tomamos como referência as contribuições de pesquisadores do campo da cultura da educação, tendo como pressuposto que promover mudança em qualquer tipo instituição requer intervenção na cultura, ou seja, alteração nas práticas do seu dia a dia que interferem na aprendizagem, na convivência e na realização das tarefas e objetivos a que se propõe. O processo de mudança na referida universidade foi considerado bem sucedido, porém as nossas “conclusões finais” são reflexões sobre novas hipóteses, por se tratar de uma história do tempo presente e que continuará sendo sempre contada, em qualquer parte e em qualquer tempo, onde haja pessoas.

Palavras-chave: Universidade Confessional. Cultura. Mudança. Modelo de gestão. Gestão participativa.

 

Once upon a time... there was a management change project at a confessional university

Abstract: This article focuses on a change process of a management model at a confessional university and is based on a historical investigation reported in a Education Master’s Degree dissertation entitled “The perceptions of managers and teachers from a private confessional university about teacher participation in change management”. The initial purpose of the research is to verify the applicability of Administration concepts to the models of management and change of the higher education institution. Its reference framework includes contributions by education culture researchers as they assume that promoting change at institutions of any kind requires intervention in culture, that is, changes in everyday practices that interfere in learning, in relationships, and in the performance and purposes of tasks. Changes in the above-mentioned university were considered successful, but our “final conclusions” are reflections on new hypotheses as this is a history in the present time, which will always continue being told anywhere at any time, wherever there are people.

Keywords: Confessional University. Culture. Change. Change Model. Participatory Management

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Genira Rosa dos Santos Rosa dos Santos, SBDG Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (SP). Graduada em Administração de Empresas, com formação em Dinâmica dos grupos, em Psicoterapias Reichianas e em diversas abordagens psicoterapêuticas, bem como em Gerenciamento, Organização, e Administração - no Brasil e no Exterior. Didata da SBDG Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos onde é docente do Curso de Pós-graduação e de Formação em dinâmica dos Grupos.

Downloads

Publicado

2020-09-09